SIG - Sistema Integrado de Gestão

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

Módulo Extensão

Introdução

O módulo Extensão é um módulo pertencente ao SIGAA e permite gerenciar ações de extensão (cursos, eventos, programas, projetos e produtos), desde a criação de editais, passando pela autorização e avaliação dessas ações, até a término das mesmas, gerenciando participantes e certificados.

O fluxo de trabalho do módulo pode ser vizualizado de acordo com a imagem seguir:

../../_images/fluxo-extensao.png
  1. Criação de edital por um gestor de extensão.
  2. Criação e submissão de propostas de extensão por docentes, ou técnicos administrativos.
  3. Autorização inicial da ação de extensão pelo chefe do departamento, liberando o projeto e o servidor.
  4. Membros avaliadores avaliam as propostas e são apontados pelo gestor.
  5. Presidente do comitê de extensão efetua a avaliação final, aprovando, ou não a proposta.
    1. Caso a proposta seja aprovada, o coordenador da mesma deve iniciá-la (caso a mesma esteja vinculada a um edital). Caso contrário a ação de extensão inicia automaticamente. Se for um curso, ou evento, o gerenciamento de inscrições e inscritos pode ser efetuado. Durante um curso, ou evento, é possível obter declarações de participação para os membros - coordenadores, ou participantes. Certificados podem ser emitidos quando a ação de extensão for concluída (período de execução da mesma finalizado e o relatório final for enviado e aprovado pelo chefe do departamento do coordenador e pelo gestor PROEx).
    2. Caso o proponente discorde da avaliação final, seja porque foi reprovada, ou porque o valor do recurso concedido não foi o esperado, o proponente pode pedir reconsideração da avaliação final.
    3. Caso a reconsideração seja negada, a proposta é cancelada.

Criação de Edital

O cadastro de um edital é feito pelo Gestor de Extensão. Para acessar o formulário de criação de edital, após logar no SIGAA, o gestor deverá acessar o módulo extensão, clicando no respectivo ícone do menu módulos:

../../_images/menu-extensao.png

Após acessar o módulo, deve-se clicar na aba CCEP (Coordenação de Cursos, Eventos e Produtos de Extensão) e em seguida no link Cadastrar da seção Editais, como mostra a figura a seguir:

../../_images/link-cadastrar-edital.png

O sistema carrega o formulário de criação de novo edital. Todos campos marcados com asterisco são requeridos. Os campos que contém o ícone campo_data são do tipo data: o usuário clica no ícone e em seguida escolhe uma data no calendário que é exibido na tela. Também é possível passar o cursor do mouse nos ícones ajuda para obter mais informações a respeito do campo a ser preenchido:

../../_images/form-edital.png

É necessário cadastrar pelo menos uma restrição de submissão por edital. As restrições de um edital aparecem na seção LISTA DE RESTRIÇÕES CADASTRADAS do formulário. Para cadastrar uma restrição, o usuário deve preencher os dados da seção RESTRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE AÇÕES NESTE EDITAL e em seguida clicar no botão Adicionar Regra, como mostra a figura abaixo:

../../_images/adicionar-regra.png

Após preencher todos os campos corretamente, o usuário clica no botão Cadastrar para registrar um novo edital no sistema. Se não houverem erros, o edital será cadastrado e o sistema exibirá a tela contendo a listagem de editais, conforme mostra a imagem a seguir:

../../_images/listagem-editais.png

Nesta tela é possível clicar no botão seta_direita para carregar o formulário de envio de arquivo para o edital. O usuário clica no botão Escolher Arquivo para escolher o arquivo a ser enviado e em seguida no botão Enviar Arquivo para salvá-lo, conforme mostra a imagem a seguir:

../../_images/form-enviar-arquivo.png

Aviso

Caso mais de um arquivo seja enviado, o anterior (caso exista) é sobrescrito (removido). Apenas o último arquivo enviado é mantido pelo sistema.

Editais publicados podem ser visualizados na página do docente (parte inferior da página), após o mesmo fazer login no SIGAA e acessar o módulo Portal do Docente:

../../_images/edital-docente.png

Submissão de Proposta

O acesso inicial ao formulário de submissão de nova proposta de ação de extensão difere dependendo do tipo de usuário. Para acessar o formulário, usuário Docente, após logar no SIGAA, deverá acessar o módulo Portal do Docente, conforme imagem a seguir:

../../_images/menu-docente-modulo.png

Em seguida o usuário acessa o menu Extensão e os submenus Ações de ExtensãoSubmissões de PropostasSubmeter Proposta, de acordo com a imagem a seguir:

../../_images/submeter-proposta-docente.png

Já o usuário Técnico Administrativo, após logar no SIGAA, deverá acessar o módulo extensão e em seguida clicar no link Submeter Propostas da seção Ações de Extensão na aba Ação de Extensão, de acordo com a imagem a seguir:

../../_images/submeter-proposta-tecnico.png

Para iniciar o processo de submissão de uma nova proposta de ação de extensão, o usuário deverá clicar no botão Submeter Nova Proposta, conforme imagem a seguir. Essa tela também mostra uma lista de propostas em andamento (que ainda não foram submetidas) do usuário logado:

../../_images/submeter-nova-proposta.png

Em seguida o sistema carrega a tela contendo os tipos de ações de extensão disponíveis para cadastro. O usuário clica na ação correspondente para carregar o formulário de submissão da mesma, conforme imagem a seguir:

../../_images/acoes-extensao-curso.png

O módulo de extensão, como mencionado anteriormente, permite trabalhar com 5 tipos diferentes de ações (cursos, eventos, programas, projetos e produtos). Embora diferenciadas, certas ações, como cursos e eventos, possuem formulários de cadastro de proposta relativamente parecidos. Em geral, um formulário de cadastro de nova proposta é intuitivo. O processo de submissão de uma nova proposta (Curso) será descrito a seguir.

Nova proposta (Curso)

O formulário de submissão de nova proposta de curso (assim como o formulário de outras ações de extensão) consiste em vários subformulários que devem ser preenchidos em sequência. As imagens a seguir mostram o primeiro subformulário — 1. Dados gerais da ação:

../../_images/dados-gerais-curso-1.png ../../_images/dados-gerais-curso-2.png

Os campos são autoexplicativos. Entretanto, é necessário incluir pelo menos um local de realização. O usuário preenche os campos da seção Local de Realização e em seguida clica no botão Adicionar Local de Realização, conforme imagem a seguir:

../../_images/curso-local-realizacao.png

A seção Formas de Financiamento do Projeto possuem campos do tipo caixa de seleção que se expandem monstrando mais opções ao usuário. Caso o curso esteja vinculado a um edital (financiamento), por exemplo, é possível selecionar o edital de vínculo de acordo com a imagem a seguir:

../../_images/curso-financiamento.png

Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo subformulário.

O próximo subformulário contém dados complementares do curso, como modalidade (A Distância, Presencial, ou Semi-Presencial), tipo do curso (Atualização, Capacitação, ou Divulgação), carga horária e previsão do número de vagas oferecidas. Os campos das abas Resumo, Programação, Objetivos Gerais e Resultados Esperados são requeridos.

../../_images/dados-curso.png

Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo subformulário.

O próximo subformulário contém dados a respeito de mini atividades vinculadas ao curso, caso existam. Após preencher os dados da mini atividade, o usuário clica no botão Adicionar Mini Atividade para incluir a mesma.

../../_images/curso-mini-atividade.png

Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo subformulário.

Aviso

Caso o usuário selecione o botão de rádio Não (Remove SubAtividades caso clique em avançar) do campo Essa ação de Extensão possui SubAtividade? e clique no botão Avançar, todas as mini atividades cadastradas para esse curso serão removidas.

O próximo subformulário especifica os membros da equipe que irão compor o curso em questão. As abas Docente, Técnico Administrativo, Discente e Participante Externo servem para selecionar o tipo de membro. O botão Adicionar Membro inclui o membro especificado na listagem da seção Membros da Equipe da Ação de Extensão. Por padrão, essa listagem vem preenchida com um membro, no caso, o coordenador da ação especificado anteriormente.

../../_images/curso-membros-equipe.png

Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo subformulário.

O próximo subformulário especifica a equipe executora da ação de extensão. É necessário cadastrar um ou mais objetivos para ação e em cada um desses objetivos é possível especificar qual é a atribuição de um ou mais membros da ação definidos anteriormente. É requerido que todos os membros da ação possuam ao menos uma atribuição. Para cadastrar um novo objetivo, o usuário deve clicar no botão Cadastrar Objetivo, conforme imagem a seguir:

../../_images/curso-equipe-executora.png

O sistema então carrega o formulário de cadastro de objetivo. Cada objetivo pode ter uma ou mais atividades e para cada uma dessas atividades, é possível vincular um ou mais membros. Dessa forma, pode-se cadastrar uma atividade para cada membro separadamente, ou cadastrar uma única atividade em que todos os membros fazem parte. Para adicionar um membro a uma atividade, deve-se selecioná-lo na lista do campo Membro da seção Membros da Atividade (além de especificar sua carga horária), preencher a descrição da atividade e clicar no botão Adicionar Membro. Após especificar a carga horária dos membros que farão parte dessa atividade, o usuário clica no botão Adicionar Atividade para vincular a atividade (e os membros) ao objetivo sendo cadastrado (cujo nome deve ser especificado no campo Objetivos do Projeto). Após especificar todas as atividades do objetivo, o usuário clica no botão Voltar para retornar ao subformulário anterior.

../../_images/curso-membro-atividade.png

Neste momento, o subformulário da equipe executora exibe os objetivos cadastrados e as atividades vinculadas a cada objetivo (junto com os membros vinculados as mesmas). Se for preciso cadastrar outro objetivo, o usuário clica novamente no botão Cadastrar Objetivo e repete o procedimento descrito anteriormente.

../../_images/curso-membro-resultado.png

Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo subformulário.

O próximo subformulário trata do detalhamento do orçamento da ação de extensao, caso exista. O usuário seleciona o tipo da despesa (Diárias, Material de Consumo, Passagens, Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Equipamentos), preenche os campos Discriminação, Quantidade e Valor Unitário e clica no botão Adicionar Despesa para incluir a mesma na listagem de despesas da seção Lista de Despesas Cadastradas. Após preencher as despesas da ação (caso existam) o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo subformulário.

../../_images/curso-orcamento.png

O próximo formulário trata da consolidação das despesas informadas anteriormente. Para cada despesa informada, o usuário deve especificar qual a origem do financimento, podendo dividir entre Interno (Proex), Fundação (Fadesp) e Outros (Externo). Após especificar corretamente os valores para cada despesa, o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo formulário:

../../_images/curso-consolidacao-orcamento.png

Aviso

O sistema faz a validação do valor máximo a ser disponibilizado pela fundação de acordo com o edital vinculado a proposta, se houver.

O próximo formulário permite anexar arquivos a ação de extensão. Para isso, o usuário clica no botão Anexar Arquivo após fornecer um nome e selecionar o arquivo a ser enviado. O arquivo é então adicionado na listagem da seção Lista de Arquivos anexados com sucesso. A anexação de arquivos não é requerida para uma ação de extensão.

../../_images/curso-arquivos.png

Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo subformulário.

Aviso

Caso o usuário selecione o botão de rádio Não (Remove arquivos existentes caso clique em avançar) do campo Esta ação de Extensão possui arquivos a serem anexados? e clique no botão Avançar, todos os arquivo anexados para esse curso serão removidos.

O próximo formulário permite anexar fotos a ação de extensão. Para isso, o usuário clica no botão Anexar Foto após fornecer um nome e selecionar a foto a ser enviada. A foto é então adicionada na listagem da seção Lista de fotos da ação de extensão. A anexação de fotos não é requerida para uma ação de extensão.

../../_images/curso-fotos.png

Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Avançar para acessar o próximo subformulário.

Aviso

Caso o usuário selecione o botão de rádio Não (Remove fotos existentes caso clique em avançar) do campo Esta ação de Extensão possui foto a serem anexadas? e clique no botão Avançar, todas as fotos anexadas para esse curso serão removidas.

O último subformulário contém um resumo completo da ação, contendo todos os dados informados nos subformulários anteriores de forma que o usuário possa fazer uma revisão final, antes de efetivamente submeter a proposta para avaliação por parte da chefia imediata. Caso haja alguma discrepância nos valores informados, o usuário pode retornar aos subformulários anteriores utilizando o botão Voltar e corrigir/alterar os dados de acordo com a necessidade. Após verificar os dados informados, o usuário clica no botão Submeter à Aprovação.

../../_images/curso-resumo-1.png ../../_images/curso-resumo-2.png ../../_images/curso-resumo-3.png

Aviso

Após uma proposta ser submetida a aprovação, ela só poderá ser editada caso o chefe imediato envie de volta a proposta para o coordenador da mesma.

Aprovação da Chefia Imediata

Após a proposta ter sido submetida, a mesma precisa ser aprovada pela chefia imediata do coordenador da ação de extensão.

Nota

A chefia imediata é notificada por email sobre uma nova proposta de ação de extensão que precise de sua aprovação.

O acesso inicial ao formulário de aprovação de nova proposta de ação de extensão difere dependendo do tipo de usuário. Para acessar o formulário, o usuário Docente, após logar no SIGAA e acessar o módulo Portal do Docente, deverá clicar no submenu ChefiaAutorizaçõesAutorizar Ação de Extensão, conforme imagem a seguir:

../../_images/autorizar-acao-docente.png

Já o usuário Técnico Administrativo, após logar no SIGAA e acessar o módulo extensão, deverá clicar no link Autorizar Ações de Extensão da seção Chefia da aba Ações de Extensão conforme imagem a seguir:

../../_images/autorizar-acao-tecnico.png

O sistema carrega uma lista de ações de extensão que precisam ser, ou já foram, avaliadas por essa chefia imediata. Para acessar o formulário de avaliação, o usuário clica no botão seta_direita Analisar Proposta, de acordo com a imagem a seguir:

../../_images/lista-acoes-aprovacao.png

O formulário de aprovação de propostas possui 3 campos: Parecer (Validar ou Não Validar), Tipo de Autorização (AD-REFERENDUM, REUNIÃO EXTRA-ORDINÁRIA, REUNIÃO ORDINÁRIA) e a Data da reunião. Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Confirmar, conforme imagem a seguir:

../../_images/analise-form-acao.png

Por fim, o sistema carrega uma tela contendo o recibo de autorização da ação:

../../_images/recibo-autorizacao-acao.png

Aviso

Uma ação que possua integrantes de departamentos diferentes precisa de autorização separada de cada chefia imediata desses departamentos envolvidos. Após todas as chefias manifestarem parecer válido, a ação pode ser analisada por avaliadores extensionistas:

O usuário Docente de uma ação/proposta pode verificar a situação da mesma acessando os menus/submenus ExtensãoAções de ExtensãoGerenciar AçõesListar Minhas Ações:

../../_images/listar-minhas-acoes-docente.png

O usuário Técnico Administrativo de uma ação/proposta pode verificar a situação da mesma acessando o link Listar Minhas Ações da seção Gerenciar Ações na aba Ações de Extensão:

../../_images/listar-minhas-acoes-tecnico.png

O sistema carrega uma página contendo ações de extensão com cadastro em andamento, ações que o usuário coordena e ações que o usuário participa. A situação SUBMETIDA é para ações que foram aprovadas pelos departamentos (chefia imediata), mas estão pendentes de análise por avaliadores extensionistas.

../../_images/minhas-acoes.png

Após a ação ter sido aprovada por todas as chefias relacionadas, a mesma precisa ser analisada por avaliadores extensionistas.

Distribuição de propostas para avaliadores extensionistas

O presidente do comitê de extensão é responsável por distribuir propostas de ações para análise de avaliadores extensionistas.

Após logar no SIGAA, o presidente do comitê clica no link Distribuir da seção Avaliações na aba Gestão de Extensão conforme imagem a seguir:

../../_images/distribuir-avaliacao.png

O sistema carrega uma lista de distribuições cadastradas. O usuário clica no botão Selecionar Projetos na distribuição escolhida para avançar para próxima tela:

../../_images/selecionar-projetos.png

Em seguida o sistema carrega as propostas de ação de extensão relacionadas com a distribuição selecionada anteriormente. O usuário clica no botão Distribuir para avançar para próxima tela:

../../_images/distribuir-propostas.png

Nota

Se a distribuição de avaliação foi vinculada a um edital, apenas propostas vinculadas aquele edital serão listadas nesta tela.

O sistema carrega a tela com todos os avaliadores adhocs disponíveis para avaliação daquela proposta de extensão selecionada. O usuário clica no botão adicao Incluir Avaliador para adicionar o avaliador selecionado na listagem da seção Lista das Avaliações. Caso queira removr um avaliador dessa listagem, o usuario deverá clicar no botão lixeira. Após selecionar os avaliadores desejados, o usuário clica no botão Confirmar Distribuição.

../../_images/distribuir-projeto1.png ../../_images/distribuir-projeto2.png

Nota

Para ações vinculadas a um edital, a listagem inclui apenas avaliadores adhocs que não são do mesmo campus do coordenador da ação. Para ações de fluxo contínuo (sem edital) a listagem de avaliadores adhocs inclui apenas avaliadores do mesmo campus que o coordenador da ação. Em ambos os casos, membros dos comitês de extensão são incluidos na listagem.

Nota

A listagem de avaliadores adhocs leva em consideração a correspondência da Área do Conhecimento do avaliador e da proposta de ação de extensão.

Nota

Os avaliadores adhocs selecionados para fazer a análise de uma dada ação de extensão são notificados por email.

Análise de propostas por avaliadores extensionistas

O acesso inicial ao formulário de avaliação de proposta de ação de extensão difere dependendo do tipo de usuário. Para acessar o formulário, usuário Docente, após logar no SIGAA, deverá clicar no submenu ExtensaoComissão de Avaliadores Membro ComitêAvaliar Propostas conforme imagem a seguir:

../../_images/avaliar-propostas-docente.png

Já o usuário Técnico Administrativo, após logar no SIGAA, deverá acessar o módulo extensão e em seguida clicar no link Avaliar da seção Avaliar Propostas de Extensão da aba Ação de Extensao:

../../_images/avaliar-propostas-tecnico.png

O sistema carrega uma lista de avaliações pendentes para o usuário. Para acessar o formulário de avaliação, o usuário deverá clicar no botão seta_direita Avaliar da respectiva avaliação, conforme imagem a seguir:

../../_images/avaliar.png

O formulário de avaliação contém várias informações a respeito da ação de extensão submetida, além de ser possível visualizar arquivos e fotos cadastrados junto com a proposta. O questionário (notas) vinculado ao modelo de distribuição deve ser preenchido pelo avaliador. Por fim, o usuário preenche o campo Parecer (obrigatório) descrevendo sua avaliação. Após preencher o questionário e o parecer, o avaliador clica no botão Avaliar Projeto:

../../_images/avaliar-form1.png ../../_images/avaliar-form2.png

Por razões de segurança, o sistema carrega um formulário de confirmação de avaliação de proposta contendo a data de nascimento e senha do usuário logado. Após preencher esses dados, o usuário clica no botão Confirmar Avaliação para finalizar o processo de avaliação:

../../_images/confirmar-avaliacao.png

Avaliação final de propostas de ação de extensão

A avaliação final de propostas é feita pelo Presidente do Comitê de Extensão. Após logar no SIGAA e acessar o módulo extensão, o usuário clica no link Avaliação Final de Propostas (Presidente do Comitê) da seção Avaliar Propostas de Extensão na aba Informações Gerais, conforme imagem a seguir:

../../_images/avaliacao-final.png

O sistema carrega uma página de busca de ações de extensão. O usuário preenche os dados da seção Buscar Ações de Extensão e clica no botão Buscar para carregar ações pendentes de avaliação final pelo Presidente do Comitê. O usuário então clica no botão seta_direita Avaliar Ação de Extensão:

../../_images/avaliar-acao.png

O formulário de avaliação final contém todas as informações da proposta de ação de extensão até o momento: dados da ação de extensão, membros da equipe, orçamento detalhado e análises de avaliadores extensionistas. O usuário precisa especificar o número de bolsas aprovadas (se houver) e valores de orçamento concedido pela PROEX (se houver), além da justificativa do seu parecer.

../../_images/avaliacao-final-form1.png ../../_images/avaliacao-final-form2.png ../../_images/avaliacao-final-form3.png

Execução da ação de extensão

Após a proposta de ação de extensão ter sido aprovada pelo Presidente do Comitê, a mesma passa a ser uma ação de extensão de que pode ser executada (iniciada) pelo coordenador. Após logar no SIGAA e acessar sua lista de ações (descrito anteriormente), o usuário poderá iniciar a mesma clicando no botão Executar Ação, conforme imagem a seguir. O botão expandir, quando clicado, torna visível o conteúdo do painel que contem os botões de controle da ação.

../../_images/acao-execucao.png

O sistema exibe uma página de confirmação contendo dados da ação antes de efetivamente iniciar a execução da mesma. O usuário deverá clicar no botão Executar Ação de Extensão para inicializá-la, conforme imagem a seguir:

../../_images/confirmacao1.png ../../_images/confirmacao2.png

Nota

Após a ação ter sido iniciada, a situação da mesma passa para EM EXECUÇÃO.

Gerenciamento de Inscrições

Após a ação ter sido iniciada, o usuário (coordenador) poderá gerenciar inscrições dos interessados na mesma. Após acessar a listagem de suas ações (como descrito anteriormente), o usuário deverá clicar no link Gerenciar Inscrições:

../../_images/gerenciar.png

O sistema carrega uma lista de ações de extensão em execução cujo usuário é coordenador e o período de inscrições pode ser aberto. Para configurar o período de inscrições, o usuário deverá clicar no botão prancheta Gerenciar Períodos de Inscrições, conforme imagem a seguir:

../../_images/gerenciar-periodo.png

Aviso

Caso uma atividade possua Mini Atividades Vinculadas, devem ser abertas inscrições para cada Mini Atividade listada, independente da inscrição da atividade a qual ela pertence.

Em seguida o usuário então deverá clicar no botão Abrir Período de Inscrição:

../../_images/abrir-periodo-inscricao.png

O sistema carrega o formulário de abertura de um novo período de inscrição. Após preencher os dados corretamente, o usuário clica no botão Abrir Período de Inscrição:

../../_images/periodo-inscricao-form1.png ../../_images/periodo-inscricao-form2.png

Após o período de inscrição ser aberto, interessados podem se inscrever na atividade:

../../_images/inscricao-aberta.png

Acesso à Área de Inscritos em Cursos e Eventos

Para se inscrever em cursos e eventos de extensão, o usuário precisa fazer seu cadastro na área pública do SIGAA. Nesse caso o usuário deverá clicar no banner Acesso à Área de Inscritos em Cursos e Eventos do menu Extensão para acessar a página de login, conforme imagem a seguir:

../../_images/acesso-area-inscritos.png

O sistema carrega a tela de login utilizada para acessar a área de inscritos. O usuário deverá clicar no link Ainda não possuo cadastro!:

../../_images/link-cadastro.png

O sistema carrega o formulário de cadastro que deve ser preenchido pelo usuário. Após preencher os dados corretamente, o usuário clica no botão Cadastrar:

../../_images/form-cadastro.png

Nota

O usuário deverá confirmar sua inscrição seguindo as instruções do email que é enviado automaticamente pelo sistema após o cadastro.

Após fazer login na área pública, o usuário deverá acessar o menu lateral Cursos e Eventos Abertos:

../../_images/cursos-eventos-abertos.png

O usuário pode usar os filtros da seção Busca por Ações de Extensão (imagem a seguir). O sistema automaticamente carrega cursos que estão com período de inscrição aberto. Para se inscrever na ação, o usuário clica no botão seta_direita Inscrever-se da respectiva ação:

../../_images/inscrever.png

O sistema carrega o formulário de inscrição que deve ser preenchido pelo usuário. Detalhes importantes sobre a inscrição estão escritos com coloração verde. Após preencher os campos necessários (todos os campos marcados com asterisco são requeridos), o usuário clica no botão Confirmar Inscrição:

../../_images/confirmar-inscricao.png

Após o usuário confirmar sua inscrição, o sistema exibe uma página de gerenciamento para que o usuário possa verificar a situação de sua inscrição entre outras informações:

../../_images/verificar-inscricao.png

Gerenciamento de Inscritos

Para acessar a página de gerenciamento de inscritos, inicialmente o usuário deverá acessar a página de gerenciamento de inscrições (descrita anteriormente) e clicar no botão usuario Gerenciar Inscritos, de acordo com a imagem a seguir:

../../_images/gerenciar1.png

O sistema carrega uma página contendo a lista de inscrições para essa ação de extensão. O usuário clica nas caixas de seleção a esquerda para selecionar os participantes e em seguida clica nos botões Aprovar Participantes, ou Recusar Participantes, para a aprovar, ou recusar, respectivamente, as inscrições dos participantes selecionados.

../../_images/lista.png

Gerenciamento de Participantes

Após os inscritos terem sido aprovados, os mesmos podem ser gerenciados pelo coordenador da ação de extensão. Para acessar a página de administração de suas ações de extensão, o usuário Docente, após logar no SIGAA e acessar o Portal do Docente, deverá acessar o submenu ExtensaoAções de ExtensãoGerenciar AçõesGerenciar Participantes, conforme imagem a seguir:

../../_images/gerenciar-docente.png

Já o usuário Técnico Administrativo, após logar no SIGAA e acessar o módulo Extensão, deverá clicar no link Gerenciar Participantes, conforme imagem a seguir:

../../_images/gerenciar-tecnico.png

O sistema carrega a página de administração contendo todas as ações de extensão em que o usuário é coordenador. Nesta tela, é possível listar participantes, exibir lista de presença, enviar mensagens para os participantes, entre outras opções, para cada uma das ações. Para acessar a página de gerenciamento de participantes de uma dada ação de extensão, o usuário clica no botão usuario Gerenciar Participantes, da ação que se pretende gerenciar, conforme imagem a seguir:

../../_images/gerenciar-participantes.png

O sistema carrega a página de gerenciamento de participantes. É possível permitir que o participante externo possa emitir declarações e certificados alterando a caixa de seleção das colunas Declaração e Certificado, respectivamente. Para alterar o tipo da participação do participante, entre outros dados, o coordenador deverá passar o cursos do mouse sobre o ícone submenu e em seguida escolher a opção Alterar Participante:

../../_images/alterar-participantes.png

Apóp fazer as alterações que deseja, o coordenador deverá clicar no botão Alterar Participante:

../../_images/alterar-participantes-form.png

A página de gerenciamento de participantes também permite adicionar um novo participante sem necessidade de inscrição, ou emitir certificados e declarações dos participantes inscritos. Para adicionar um novo participante, o usuário clica no botão usuario Adicionar Novo Participante, conforme imagem a seguir:

../../_images/adicionar-novo-participante.png

Nota

O coordenador da ação pode gerar declarações e certificados dos participantes a qualquer momento, clicando nos botões pergaminho_gbg e fita_gbg, respectivamente.

Aviso

Para que o participante possa emitir declarações e certificados a partir da Área de Inscritos em Cursos e Eventos é necessário que o coordenador libere a emissão.

Aviso

Para que o participante possa emitir certificados, além da liberação pelo coordenador, é necessário que a ação de extensão tenha sido finalizada e o relatório final da mesma tenha sido avaliado pela chefia e pelo presidente do comitê.

O sistema carrega uma página que permite buscar, ou realizar, o cadastro de um participante. Para adicionar um participante já cadastrado, o usuário preenche os filtros da seção Filtros da Busca e clica no botão Buscar. Os resultados da busca aparecem na seção Participantes da Extensão, caso haja algum resultado. O usuário então clica no botão seta_direita Selecionar Participante para dar continuidade no processo, de acordo com a imagem a seguir:

../../_images/busca-participante.png

Na tela seguinte, o usuário preenche os dados do formulário, especificando o tipo de participação e frequencia (além dos outros campos, se for o caso) e clica no botão Adicionar Participante:

../../_images/confirmar-participante.png

Para realizar um novo cadastro, o usuário deverá clicar no botão usuario2 Realizar Novo Cadastro, conforme imagem a seguir:

../../_images/novo-cadastro.png

Em seguida o usuário deverá preencher o formulário de cadastro de novo participante. Após preencher os campos corretamente, o usuário clica no botão Cadastrar para cadastrar o novo participante:

../../_images/form-participante.png

Após o usuário ser cadastrado, o sistema retorna para a página adicionar participante de forma a dar continuidade no processo de inclusão de um novo participante.

O participante de uma ação de extensão pode imprimir certificados e declarações das ações que participa. Para tal, após ter Acesso à Área de Inscritos em Cursos e Eventos, o usuário deverá clicar no menu Meus Cursos e Eventos, conforme imagem a seguir:

../../_images/meus-cursos.png

O sistema carrega a página de busca por inscrições por um dado período (padrão 1 ano). O usuário então deverá clicar no botão seta_direita Acessar Inscrição da ação selecionada, conforme imagem a segui:

../../_images/acessar-inscricao.png

Finalmente, o usuário clica no botão Imprimir Declaração, ou Imprimir Certificado, conforme imagem a seguir:

../../_images/emissao.png

Envio de Relatórios pelo Coordenador da Ação de Extensão

Para que ação de extensão seja finalizada corretamente no sistema é necessário que o coordenador da mesma envie o relatório final das atividades desenvolvidas. O relatório final precisa ser avaliado pela chefia imediata do coordenador e em seguida pelo presidente do comitê.

Nota

O relatorio final só será disponibilizado para avaliação pelo presidente do comitê de extensão depois que o mesmo tenha sido avaliado primeiramente pela chefia imediata.

Para acessar o formulário de envio de relatório final, o coordenador Docente, após logar no SIGAA e acessar o módulo Portal do Docente, deve primeiramente clicar no submenu ExtensãoRelatóriosRelatórios de Ações de Extensão:

../../_images/relatorio-menu.png

No caso do coordenador Técnico Administrativo, após logar no SIGAA e acessar o módulo Extensao, o mesmo deverá clicar no link Relatórios de Ação de Extensão da seção Relatórios da aba Ação de Extensão:

../../_images/relatorio-link.png

O sistema carrega uma lista de relatórios de ações coordenadas pelo usuário atual. Para acessar o formulário de cadastro de relatório final o coordenador deverá clicar no botão relatorio_final Cadastrar Relatório Final:

../../_images/lista-acoes.png

No último dia da ação de extensão, após o coordenador fazer login no SIGAA, o sistema exibe uma página lembrando o mesmo sobre o envio do relatório final. Nesse caso o coordenador pode clicar no botão relatorio_final Cadastrar Relatório Final dessa página:

../../_images/relatorio-lembrete.png

O formulário de cadastro de relatório final é composto por 4 abas: Objetivos, Avaliação, Participantes e Arquivos. A aba Objetivos lista todos os objetivos cadastrados pelo coordenador inicialmente para a ação de extensão. O usuário deverá clicar em cada um dos objetivos para expandí-los e preencher os campos necessários:

../../_images/objetivos.png

Na aba avaliação, todos os campos marcados com asterisco são requeridos. Caso não haja um valor para os campos Apresentação em Eventos Científicos, Artigos Científicos produzidos a partir da ação de extensão e Outras produções geradas a partir da ação de Extensão, o coordenador pode preenchê-los com o valor 0:

../../_images/avaliacao.png

A aba participantes contém uma lista de todos os participantes da ação:

../../_images/participantes.png

Por fim, a aba arquivos contém um formulário para o envio de arquivos. O procedimento de envio de arquivos foi descrito em Anexar Arquivos:

../../_images/arquivos.png

Para submeter o relatório para avaliação, o coordenador deverá clicar no botão Enviar Relatório.

Nota

É possível salvar o relatório para enviá-lo posteriormente clicando no botão Salvar (Rascunho).

Avaliação de Relatório Final (Chefia)

Após o relatório final ter sido enviado pelo coordenador da ação, o mesmo precisa ser avaliado pela chefia imediata. Para acessar o formulário de avaliação do relatório final, a chefia Docente, após logar no SIGAA e acessar o Portal do Docente, deverá clicar no submenu ChefiaAutorizaçõesValidar Relatórios de Ações de Extensão:

../../_images/validar-relatorio-docente.png

No caso da chefia Técnico Administrativa, o usuário, após logar no SIGAA e acessar o módulo Extensão, deverá clicar no link Validar Relatórios de Ações de Extensão da seção Chefia da aba Ação de Extensão, conforme imagem a seguir:

../../_images/validar-relatorio-tecnico.png

O sistema carrega uma lista com relatórios finais pendentes de avaliação por parte da chefia. O usuário deverá clicar no botão seta_direita Analisar Relatório para acessar o formulário de avaliação:

../../_images/analisar-relatorio.png

O formulário de avaliação de relatório final consiste em um campo justificativa (opcional) e um campo parecer contendo as opções APROVAR, APROVAR COM RECOMENDAÇÃO e NÃO APROVAR:

../../_images/confirmar-validacao.png

Aviso

O campo justificativa passa a ser requerido quando o campo parecer não for a opção APROVAR.

O coordenador da ação pode verificar a situação dos seus relátorios a partir da sua lista de relatórios de extensão:

../../_images/verificar-relatorio.png

Avaliação de Relatório Final (Presidente do Comitê)

Após o relatório final ter sido aprovado pela chefia, o mesmo deverá ser aprovado pelo presidente do comitê de extensão. Para acessar o formulário de avaliação de relatório final, o presidente do comitê, após logar no SIGAA e acessar o módulo extensão, deverá clicar no link Validar Relatórios de Cursos, Eventos e Produtos da seção validações da aba GCEP (Gestor de Cursos, Eventos e Produtos de Extensão):

../../_images/validar-relatorio.png

O sistema carrega a página contendo todos os relatórios finais pendentes de avaliação pelo presidente do comitê. O usuário então clica no botão seta_direita Analisar Relatório:

../../_images/analisar-relatorio1.png

Nota

O usuário pode clicar no botão visualizacao_gbg Visualizar Relatório caso precise consultar mais detalhes sobre o relátorio.

O formulário de avaliação de relatório final consiste em um campo justificativa (opcional) e um campo parecer contendo as opções APROVAR, APROVAR COM RECOMENDAÇÃO, REPROVAR e AÇÃO NÃO REALIZADA:

../../_images/form1.png ../../_images/form2.png

Aviso

O campo justificativa passa a ser requerido quando o campo parecer não for a opção APROVAR.

Após a o relatório final ser aprovado pelo presidente do comitê, a situação da ação de extensão é alterada para Concluída, efetivamente terminando a ação:

../../_images/acao-concluida.png

O coordenador da ação pode verificar a situação dos seus relátorio a partir da sua lista de relatórios de extensão:

../../_images/relatorio-concluido.png

Com a ação concluída, o participante externo pode emitir certificados a partir do Acesso à Área de Inscritos em Cursos e Eventos:

../../_images/emissao-certificado.png

Portal do Egresso

Introdução

O Portal de Egressos é um módulo externo ao SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), desenvolvido pela DTI (Diretoria de Tecnologia da Tecnologia) do IFPA (Instituto Federal do Pará), em conjunto com a PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), ASCOM (Acessoria de Comunicação) e outros setores do instituto.

Com base nos autos do Processo 23051.023501/2015-59, que trata do Portal de Egressos do IFPA, foi solicitado que as funcionalidades ainda não implementadas (Portal de Egressos 2.0) sejam analisadas e que um novo projeto seja planejado e especificado, considerando a fila de demandas do DTI/IFPA e ressaltando a importância deste novo projeto no tocante ao processo de gestão dos Egressos do IFPA.

Um dos principais objetivos do Portal é permitir que os Egressos (alunos concluintes) tenham acesso a informações referentes aos Comitês de Acompanhamento de Egressos (CGIPES), egressos por cursos e oportunidades (vagas de emprego, cursos para egressos, eventos, vagas de intercâmbio e participação em órgãos colegiados), além de fornecer uma administrativa para inserção e consulta dessas informações.

Apesar de descrever as principais funcionalidades do portal, essa documentação é direcionada a gestores e outros tipos de usuários mais próximos da parte administrativa do portal do egresso.

CGIPES

Os CGIPES (Comitês de Acompanhamento de Egressos) são gerenciados em cada Campus por usuários do SIGAA com perfil de GESTOR_EGRESSOS.

O módulo Portal do Egresso pode ser acessado clicando no respectivo botão de acesso no SIGAA (após fazer login), conforme mostra a figura a seguir:

../../_images/menu.png
Gerenciar CGIPES

Para acessar a página de gerenciamento de CGIPES, basta passar o mouse sobre o menu CGIPES e selecionar o submenu Gerenciar CGIPES como mostra a imagem a seguir:

../../_images/gerenciar_cgipes.png

Em seguida o sistema carrega uma página contendo a listagem de todos os CGIPES cadastrados, junto com os botões de controle Cadastrar, Gerenciar membros, Alterar e Remover CGIPES:

../../_images/comites.png
Cadastrar Novo CGIPES

Ao clicar no link Cadastrar, o sistema carrega o formulário de criação de novo CGIPES.

../../_images/cadastrar.png

Todos os campos são requeridos e auto-explicativos. Após preencher todos os campos corretamente, o usuário clica no botão cadastrar para criar um novo CGIPES. Se o registro for inserido corretamente, o sistema redireciona para a página contendo a listagem de todos os CGIPES e ações.

Também é possível clicar no botão voltar, para retornar para a página de listagem, ou cancelar, para retornar a página inicial do portal do egresso. Lembrando que quaisquer dados não salvos são perdidos caso os botões voltar e cancelar sejam clicados (o botão cancelar exibe uma mensagem de notificação antes de retornar para página inicial do portal do egresso).

../../_images/form_novo_cgipes.png
Editar CGIPES

Para iniciar o processo de edição, o usuário deve clicar no botão alterar do respectivo CGIPES que deve ser editado.

../../_images/alterar_cgipes.png

Após o CGIPES ser selecionado, o sistema carrega a página contendo o formulário de novo CGIPES com os campos preenchidos. O usuário altera os dados a seu critério e em seguida clicar no botão Atualizar. Se os campos estivem com os formatos corretos, o sistema atualiza o CGIPES e redireciona para a página contendo a listagem de todos os CGIPES e ações. Os botões voltar e cancelar funcionam de forma idêntica ao do formulário da seção Cadastrar Novo CGIPES.

../../_images/atualizar_cgipes_form.png
Remover CGIPES

Para remover um CGIPES, deve-se clicar no botão Remover do respectivo CGIPES na página de listagem. Uma mensagem de confirmação é exibida ao usuário antes do sistema efetivamente remover o CGIPES. Um CGIPES não pode ser removido se possuir membros vinculados.

../../_images/remover.png

Gerenciamento de Membros do CGIPES

Para acessar a página de gerenciamento de membros, basta clicar no botão Gerenciar Membros do respectivo CGIPES.

../../_images/membros.png

A página consiste em duas seções, uma contendo o formulário de inclusão de um novo Membro para um determinado CGIPES e outra, abaixo, contendo a listagem de membros para aquele CGIPES:

../../_images/membros_form2.png
Cadastro de Novo Membro do CGIPES

Todos os campos marcados com * são obrigatórios. O campo Membro é do tipo autocompletar. O usuário digita alguns caracteres (pelo menos 3) e o sistema busca por registros cujo nome corresponda a texto inserido. Em seguida o usuário clica em um dos registros apresentados na lista de resultados para selecioná-lo.

../../_images/auto_completar.png

Os campos de vigência são do tipo data. O usuário clica no ícone do calendário ao lado direito do campo e um pequeno calendário é exibido na tela. Em seguida é possível usar os controles desse calendário para selecionar mês e ano, e finalmente clicar no dia do mês para selecioná-lo. É possível digitar uma data diretamente no campo de texto sem precisar do calendário (nesse caso os caracteres / que formam a data são incluídos automaticamente).

../../_images/campo_data.png

O campo Vigência Final não é requerido, mas um membro só poderá ser atualizado caso seja informado o campo Portaria de Remoção em conjunto com o campo Vigência Final. Isso ocorre devido a data final de vigência de um membro estar acompanhada de uma portaria específica. Portanto, também não é possível incluir um membro com o campo Portaria de Remoção preenchido se o campo Vigência Final estiver vazio.

Um membro não pode fazer parte de mais de um CGIPES ao mesmo tempo. Caso o usuário tente inserir um novo membro já pertencente a outro CGIPES, o sistema impede o cadastro e exibe uma mensagem de erro na tela.

../../_images/novo_membro_erro.png

Ao clicar no botão Voltar, o sistema redireciona para a página de listagem de CGIPES.

Após a inserção dos dados corretamente, o usuário clica no botão Salvar e um novo membro é incluído na listagem de membros daquele CGIPES.

Editar Membro do CGIPES

Para editar um membro, o usuário clica no botão Alterar Membro, do respectivo membro que se quer editar, a partir da seção que contém a listagem de membros para aquele CGIPES.

../../_images/alterar_membro.png

O sistema então carrega o formulário de cadastro preenchido com os dados do membro que acabou de ser selecionado. O usuário então pode editar os campos do formulário seguindo as mesmas recomendações descritas na seção Cadastro de Novo Membro do CGIPES. Após alterar os dados do membro, o usuário clica no botão Atualizar. Se os dados inseridos estiverem com os formatos corretos, o sistema atualiza o membro e atualiza a listagem de membros daquele CGIPES (agora contendo os dados atualizados do membro que acabou de ser editado).

Remover Membro do CGIPES

Para remover um membro, o usuário clica no botão Remover Membro do respectivo membro que se quer remover, a partir da listagem de membros.

../../_images/remover_membro.png

O sistema exibe uma mensagem de confirmação antes de desligar o membro daquele CGIPES. Após ser removido, um membro pode ser incluído em outro CGIPES, se for o caso.

Visualizar CGIPES

Os CGIPES cadastrados podem ser visualizados em dois locais específicos. O primeiro local é a partir do portal do egresso, bastando o usuário passar o mouse sobre o menu CGIPES e selecionar o submenu Consultar CGIPES como mostra a imagem a seguir:

../../_images/consultar_cgipes.png

Por padrão o sistema carrega o CGIPES referente a unidade do usuário logado no SIGAA, selecionando automaticamente a unidade do usuário no filtro Parâmetros de Busca (veja a imagem a seguir). Caso não haja um CGIPES relacionado com a unidade do usuário, o sistema deixa em branco o filtro Parâmetros de Busca, o que efetivamente carrega a lista de todos os CGIPES cadastrados:

../../_images/cgipes_lista.png

A listagem dos CGIPES cadastrados também está disponível na área pública do SIGAA. Para acessar a lista de CGIPES cadastrados, o usuário deverá clicar na aba lateral Egressos e em seguida no banner CGIPES, como mostra a imagem a seguir:

../../_images/cgipes_publico.png

A listagem de CGIPES na área pública do SIGAA funciona de forma idêntica a listagem disponível no portal do egresso (descrita anteriormente).

Oportunidades

O termo Oportunidades foi criado para se referir a uma gama de categorias que podem ser gerenciadas por gestores do portal e posteriormente visualizadas por outros usuários. Essas categorias podem ser: Vagas de Emprego, Cursos, Eventos, entre outras.

Visualizar Oportunidades

Uma oportunidade pode ser visualizada em dois locais principais. O primeiro local é o mural de oportunidades do portal do egresso, que é visualizado assim que o usuário logado acessa portal:

../../_images/visualizar_oportunidades.png

O segundo local é a área pública do SIGAA. Para acessar a mural de oportunidades público, primeiramente o usuário deverá acessar a área pública do sigaa. Em seguida deverá clicar no menu lateral Egressos e finalmente no banner Oportunidades, conforme imagem a seguir:

../../_images/menu_oportunidades_publicas.png

O mural de oportunidades públicas, assim como o mural de oportunidades do portal do egresso, permite visualizar todas as oportunidades que estão disponíveis no sistema. Ao acessar ambos murais, o sistema carrega todas as oportunidades que estão dentro do período de inscrição. Para visualizar oportunidades fora do periodo de inscrição, o usuário pode clicar no link “Ver oportunidades passadas”.

../../_images/mural_oportunidades_publicas.png

Também é possível filtrar a lista de oportunidades pelo seu tipo, clicando nas caixas de seleção correspondentes. Esse filtro também está disponível nos dois tipos de murais:

../../_images/filtro_mural.png

Os murais listam oportunidades em painéis com cabeçalhos em coloração diferente e com informações essenciais para otimizar a experiência do usuário. Caso o usuário queira visualizar os detalhes de uma dada oportunidade, ele pode clicar no link Mais detalhes. O sistema então para redireciona para a página de detalhes da oportunidade, como mostra a imagem a seguir:

../../_images/oportunidade_detalhes.png

O mural de oportunidades públicas é idêntico ao mural do portal do egresso para usuário logados, mas com uma diferença: caso uma oportunidade não tenha sida cadastrada como pública, não é possível visualizar detalhes dessa oportunidade na área pública. O sistema exibe uma mensagem sugerindo que o usuário faça login e visualize a oportunidade a partir do portal do egresso:

../../_images/oportunidade_nao_publica.png

Instituições

Instituições podem ser gerenciadas por gestores do portal do egresso. Após fazer login no SIGAA e acessar o portal do egresso (como mostrado na seção CGIPES), o usuário pode passar o mouse sobre o menu Oportunidades e clicar no submenu Gerenciar Instituições, como mostra a figura a seguir:

../../_images/menu_instituicoes.png

O sistema então redireciona para a página de listagem, contendo as instituições e os botões de controle Cadastrar e Alterar, como mostra a figura a seguir:

../../_images/gerenciar_instituicoes.png
Cadastrar Instituição

Para cadastrar uma nova instituição, o usuário deverá clicar inicialmente no botão Cadastrar, como mostra a imagem a seguir:

../../_images/cadastrar.png

Em seguida o sistema carrega o formulário de nova instituição. Os campos marcados com * são obrigatórios. Após preencher todos os campos corretamente, o usuário clica no botão cadastrar para criar uma nova instituição. Se o registro for inserido corretamente, o sistema redireciona para a página contendo a listagem de instituições.

../../_images/form_nova_instituicao.png
Editar Instituição

Para editar uma instituição, primeiro é preciso pesquisá-la, para depois selecioná-la para edição. Para pesquisar uma instituição, o usuário preenche pelo menos um dos campos de filtro (CPF/CNPJ, Sigla, ou Razão Social) da seção Opções de Busca:

../../_images/opcoes_busca.png

Em seguida o usuário clica no botão buscar. O sistema então procura por todas as intituições que correspondam aos parâmetros de busca.

../../_images/resultados_busca.png

O usuário então pode clicar no botão alterar:

../../_images/alterar_instituicao.png

Após a instituição ser selecionada, o sistema carrega a página contendo o formulário de nova instituição com os campos preenchidos. O usuário altera os dados a seu critério e em seguida clicar no botão Atualizar. Se os campos estivem com os formatos corretos, o sistema atualiza a instituição e redireciona para a página de listagem de instituições. Os botões voltar e cancelar funcionam de forma idêntica ao do formulário da seção Cadastrar Novo CGIPES.

../../_images/atualizar_instituicao_form.png

Vagas de Emprego

Vagas de emprego podem ser gerenciadas por gestores do portal do egresso e por membros dos CGIPES. Após fazer login no SIGAA e acessar o portal do egresso (como mostrado na seção CGIPES), o usuário pode passar o mouse sobre o menu Oportunidades e clicar no submenu Gerenciar Vagas de Emprego, como mostra a figura a seguir:

../../_images/menu_vagas_emprego.png

O sistema então redireciona para a página de listagem, contendo as vagas de emprego e os botões de controle Cadastrar, Gerenciar Cargos, Alterar e Remover, como mostra a figura a seguir:

../../_images/gerenciar_vagas_emprego.png
Cadastrar Nova Vaga de Emprego

Para cadastrar uma nova vaga de emprego, o usuário deverá clicar inicialmente no botão Cadastrar, como mostra a imagem a seguir:

../../_images/cadastrar.png

Em seguida o sistema carrega o formulário de criação de nova vaga de emprego. Os campos marcados com * são obrigatórios. Os campos Periodo de Inscrição (inicial e final) são do tipo data e os campos Instituição e Instituição de Seleção são do tipo autocompletar. Esses dois tipo de campos foram descritos na seção Cadastro de Novo Membro do CGIPES.

../../_images/form_nova_vaga_emprego.png

O campo Disponível na Área Pública marca a vaga de emprego a ser cadastrada como pública. Esse campo define se os detalhes da mesma podem ser visualizados na área pública do SIGAA. Para mais detalhes sobre visualização de oportunidades, acesse a seção Visualizar Oportunidades.

Os campos link, telefone e email, da seção Mais Informações não são requeridos entre si, mas um deles precisa ser informado. Caso o usuário deixe os três campos em branco, o sistema exibe uma mensagem de erro, conforme imagem a seguir:

../../_images/form_erro_informacoes.png

Após preencher corretamente todos os campos requeridos, o usuário clicar no botão Cadastrar para cadastrar uma nova vaga de emprego. Se não houverem erros, o sistema salva a nova vaga de emprego e redireciona para a página de listagem de vagas descrita anteriormente.

Editar Vaga de Emprego

Para iniciar o processo de edição, o usuário deve clicar no botão alterar da respectiva vaga de emprego que deve ser editada.

../../_images/alterar_vaga_emprego.png

Após a vaga de emprego ser selecionada, o sistema carrega a página contendo o formulário de nova vaga de emprego com os campos preenchidos. O usuário altera os dados a seu critério e em seguida clicar no botão Atualizar. Se os campos estivem com os formatos corretos, o sistema atualiza a vaga de emprego e redireciona para a página contendo a listagem de todas a vagas de emprego e ações. Os botões voltar e cancelar funcionam de forma idêntica ao do formulário da seção Cadastrar Novo CGIPES.

../../_images/atualizar_vaga_emprego_form.png
Remover Vaga de Emprego

Para remover uma vaga de emprego, deve-se clicar no botão Remover da respectiva vaga de emprego na página de listagem. Uma mensagem de confirmação é exibida ao usuário antes do sistema efetivamente remover a vaga de emprego. Uma vaga de emprego não pode ser removida se possuir cargos cadastrados.

../../_images/remover_vaga_emprego.png
Gerenciamento de cargos

Para acessar a página de gerenciamento de cargos, basta clicar no botão Gerenciar Cargos da respectiva vaga de emprego.

../../_images/gerenciar_cargos.png

A página consiste em duas seções, uma contendo o formulário de inclusão de um novo cargo para uma determinada vaga de emprego e outra, abaixo, contendo a listagem de cargos para aquela vaga de emprego:

../../_images/cargos_form.png
Cadastro de Novo Cargo

Todos os campos marcados com * são obrigatórios. O campo município é do tipo autocompletar, como descrito na seção Cadastro de Novo Membro do CGIPES.

O campo Áreas do CNPQ é formado por 3 seções. Uma listagem de áreas do CNPQ do lado esquerdo, uma lista de botões de ação no centro e uma lista de áreas do CNPQ do lado direito. Os items selecionados para o campo são os items que estão marcados do lado direito.

Para selecionar um item, primeiramente o usuário clica no item do lado esquerdo para marcá-lo (para selecionar múltiplos items, o usuário precisa clicar nos mesmos mantendo a tecla CTRL pressionada). Em seguida o usuário clica no botão de ação Selecionar para mover os items marcados do lado esquerdo para o lado direito. Caso o usuário queira selecionar todos os items do lado esquerdo, basta clicar no botão de ação Selecionar Tudo.

Para deselecionar um item, primeiramente o usuário clica no item do lado direito para marcá-lo (para selecionar múltiplos items, o usuário precisa clicar nos mesmos mantendo a tecla CTRL pressionada). Em seguida o usuário clica no botão de ação Remover para mover os items marcados do lado direito para o lado esquerdo. Caso o usuário queira deselecionar todos os items do lado direito, basta clicar no botão de ação Remover Tudo.

Ao clicar no botão Voltar, o sistema redireciona para a página de listagem de vagas de emprego.

Após a inserção dos dados corretamente, o usuário clica no botão Salvar e um novo cargo é incluído na listagem de cargos daquela vaga de emprego.

Editar Cargo

Para editar um cargo, o usuário clica no botão Alterar Cargo, do respectivo cargo que se quer editar, a partir da seção que contém a listagem de cargos para aquela vaga de emprego.

../../_images/alterar_cargo.png

O sistema então carrega o formulário de cadastro preenchido com os dados do cargo que acabou de ser selecionado. O usuário então pode editar os campos do formulário seguindo as mesmas recomendações descritas na seção Cadastro de Novo Cargo.

../../_images/atualizar_cargo_form.png

Após alterar os dados do cargo, o usuário clica no botão Atualizar. Se os dados inseridos estiverem com os formatos corretos, o sistema atualiza o cargo e atualiza a listagem de cargos daquela vaga de emprgo (agora contendo os dados atualizados do cargo que acabou de ser editado).

Remover Cargo

Para remover um cargo, o usuário clica no botão Remover Cargo do respectivo cargo que se quer remover, a partir da listagem de cargos.

../../_images/remover_cargo.png

O sistema exibe uma mensagem de confirmação antes de remover o cargo daquela vaga de emprego.

Eventos

Eventos podem ser gerenciados por gestores do portal do egresso e por membros dos CGIPES. Após fazer login no SIGAA e acessar o portal do egresso (como mostrado na seção CGIPES), o usuário pode passar o mouse sobre o menu Oportunidades e clicar no submenu Gerenciar Eventos, como mostra a figura a seguir:

../../_images/menu_eventos.png

O sistema então redireciona para a página de listagem, contendo os eventos e os botões de controle Cadastrar, Alterar e Remover, como mostra a figura a seguir:

../../_images/gerenciar_eventos.png
Cadastrar Novo Evento

Para cadastrar um novo evento, o usuário deverá clicar inicialmente no botão Cadastrar, como mostra a imagem a seguir:

../../_images/cadastrar.png

Em seguida o sistema carrega o formulário de criação de novo evento. Os campos marcados com * são obrigatórios. Os campos Periodo de Inscrição (inicial e final) são do tipo data e os campos Promotora e Município são do tipo autocompletar. Esses dois tipo de campos foram descritos na seção Cadastro de Novo Membro do CGIPES. O campo Áreas do CNPQ foi descrito na seção Cadastro de Novo Cargo.

../../_images/form_novo_evento.png

O campo Disponível na Área Pública marca o evento a ser cadastrado como público. Esse campo define se os detalhes do mesmo podem ser visualizados na área pública do SIGAA. Para mais detalhes sobre visualização de oportunidades, acesse a seção Visualizar Oportunidades.

O campo Abrangência contém as opções relacionadas com a abrangência do evento. Caso seja selecionada opção Internacional, o campo Município (que é do tipo autocompletar) transforma-se no campo Município Internacional que é do tipo texto. Caso seja selecionada uma opção que não seja Internacional, o campo volta a ser Município (que é do tipo autocompletar). Esse ajuste no tipo do campo acontece porque o sistema não fornece opção de autocompletar para municípios internacionais por razões técnicas.

Os campos link, telefone e email, da seção Mais Informações não são requeridos entre si, mas um deles precisa ser informado. Caso o usuário deixe os três campos em branco, o sistema exibe uma mensagem de erro, conforme imagem a seguir:

../../_images/form_erro_informacoes.png

Após preencher corretamente todos os campos requeridos, o usuário clicar no botão Cadastrar para cadastrar um novo evento. Se não houverem erros, o sistema salva o novo evento e redireciona para a página de listagem de eventos descrito anteriormente.

Editar Evento

Para iniciar o processo de edição, o usuário deve clicar no botão alterar da respectivo evento que deve ser editado.

../../_images/alterar_evento.png

Após o evento ser selecionado, o sistema carrega a página contendo o formulário de novo evento com os campos preenchidos.

../../_images/atualizar_evento_form.png

O usuário altera os dados a seu critério e em seguida clicar no botão Atualizar. Se os campos estivem com os formatos corretos, o sistema atualiza o evento e redireciona para a página contendo a listagem de todos os eventos e ações.

Os botões voltar e cancelar funcionam de forma idêntica ao do formulário da seção Cadastrar Novo CGIPES.

Remover Evento

Para remover um evento, deve-se clicar no botão Remover do respectivo evento na página de listagem. Uma mensagem de confirmação é exibida ao usuário antes do sistema efetivamente remover o evento.

../../_images/remover_evento.png

Cursos

Cursos podem ser gerenciados por gestores do portal do egresso e por membros dos CGIPES. Após fazer login no SIGAA e acessar o portal do egresso (como mostrado na seção CGIPES), o usuário pode passar o mouse sobre o menu Oportunidades e clicar no submenu Gerenciar Cursos, como mostra a figura a seguir:

../../_images/menu_cursos.png

O sistema então redireciona para a página de listagem, contendo os cursos e os botões de controle Cadastrar, Alterar e Remover, como mostra a figura a seguir:

../../_images/gerenciar_cursos.png
Cadastrar Novo Curso

Para cadastrar um novo curso, o usuário deverá clicar inicialmente no botão Cadastrar, como mostra a imagem a seguir:

../../_images/cadastrar.png

Em seguida o sistema carrega o formulário de criação de novo curso. Os campos marcados com * são obrigatórios. Os campos Periodo de Inscrição (inicial e final) são do tipo data e os campos Promotora e Município são do tipo autocompletar. Esses dois tipo de campos foram descritos na seção Cadastro de Novo Membro do CGIPES. O campo Áreas do CNPQ foi descrito na seção Cadastro de Novo Cargo.

../../_images/form_novo_curso.png

O campo Disponível na Área Pública marca o curso a ser cadastrado como público. Esse campo define se os detalhes do mesmo podem ser visualizados na área pública do SIGAA. Para mais detalhes sobre visualização de oportunidades, acesse a seção Visualizar Oportunidades.

O campos Turnos permite que mais de um caixa de seleção seja marcada, permitindo que um curso tenho turnos tarde e noite, por exemplo.

O campo Abrangência contém as opções relacionadas com a abrangência do curso. Caso seja selecionada opção Internacional, o campo Município (que é do tipo autocompletar) transforma-se no campo Município Internacional que é do tipo texto. Caso seja selecionada uma opção que não seja Internacional, o campo volta a ser Município (que é do tipo autocompletar). Esse ajuste no tipo do campo acontece porque o sistema não fornece opção de autocompletar para municípios internacionais por razões técnicas.

Os campos link, telefone e email, da seção Mais Informações não são requeridos entre si, mas um deles precisa ser informado. Caso o usuário deixe os três campos em branco, o sistema exibe uma mensagem de erro, conforme imagem a seguir:

../../_images/form_erro_informacoes.png

Após preencher corretamente todos os campos requeridos, o usuário clicar no botão Cadastrar para cadastrar um novo curso. Se não houverem erros, o sistema salva o novo curso e redireciona para a página de listagem de cursos descrito anteriormente.

Editar Curso

Para iniciar o processo de edição, o usuário deve clicar no botão alterar da respectivo curso que deve ser editado.

../../_images/alterar_curso.png

Após o curso ser selecionado, o sistema carrega a página contendo o formulário de novo curso com os campos preenchidos.

../../_images/atualizar_curso_form.png

O usuário altera os dados a seu critério e em seguida clicar no botão Atualizar. Se os campos estivem com os formatos corretos, o sistema atualiza o curso e redireciona para a página contendo a listagem de todos os cursos e ações.

Os botões voltar e cancelar funcionam de forma idêntica ao do formulário da seção Cadastrar Novo CGIPES.

Remover Curso

Para remover um curso, deve-se clicar no botão Remover do respectivo curso na página de listagem. Uma mensagem de confirmação é exibida ao usuário antes do sistema efetivamente remover o curso.

../../_images/remover_curso.png