Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Procedimento de contratação de TI

Procedimento de contratação de TI

• Publicado: Domingo, 19 de Fevereiro de 2023, 13h29
  • Última atualização em Domingo, 19 de Fevereiro de 2023, 17h00

Os procedimentos de aquisições de soluções de Tecnologia da Informação, no âmbito da administração pública federal, são regulamentados pela Instrução Normativa SGD/ME nº 94 de 23 de dezembro de 2022 (entra em vigor em 1º de fevereiro de 2023). A Instrução Normativa SGD/ME nº 01 de 4 de abril de 2019 permanece regendo todos os procedimentos administrativos autuados ou registrados sob a égide da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, da Lei nº 10.520, de 17 de junho de 2001, e da Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011. Essa norma tem como objetivo reunir e estabelecer etapas de contratação em TI, considerando a legislação vigente e as boas práticas em contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ela estabelece que a aquisição de soluções de TI seja realizada em 3 principais fases:

• PCTI – Planejamento da Contratação de Soluções de TI;
  • SFTI – Seleção do Fornecedor de Soluções de TI;
  • GCTI – Gerenciamento do Contrato de Solução TI.

A Secretaria de Governo Digital (SGD/ME) elaborou uma página com informações sobre Contratações de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Documentos da fase de planejamento da contratação de soluções de TI (PCTI):

• Documento de Formalização da Demanda (DFD)
     "Documento que contém o detalhamento da necessidade da Área Requisitante da solução a ser atendida pela contratação, contendo no mínimo as informações constantes do art. 8º do Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022";
  • Estudo Técnico Preliminar da Contratação (ETP)
    "Documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza o interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao Termo de Referência a ser elaborado caso se conclua pela viabilidade da contratação";
  • Termo de Referência (TR)
    "Documento resultante do planejamento da contratação de uma solução de TIC, que servirá como insumo para a fase de Seleção do Fornecedor de TIC (SFTIC)".
  • Mapa de Gerenciamento de Riscos (MGR)
    "Instrumento de registro e comunicação da atividade de gerenciamento de riscos ao longo de todas as fases da contratação”

O fluxo da Instrução Normativa pode ser consultado aqui.

A SGD, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), oferece capacitação em contratações de soluções de TIC por meio da Escola Virtual.Gov – EV.G, disponível em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/capacitacoes-em-contratacoes-de-tic.

Os processos de aquisição de bens e serviços de soluções de TI no âmbito do IFPA devem ser instruídos conforme Instrução normativa de Fluxo aprovado pelo IFPA . ( Nova Normativa em esta em fase de Atualização a ser Encaminhada ao CGTI em Março de 2023 com adequações da nova legislação.

Legislação

Conheça as normas que regem as contratações de soluções de tecnologia da informação e comunicação no âmbito do SISP. Você poderá encontrá-las em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/legislacao

• Instrução Normativa 94/2022, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 Dispõe sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal.
  • Portaria SGD/ME Nº 5.651, DE 28 DE JUNHO DE 2022  Estabelece modelo para a contratação de serviços de desenvolvimento, manutenção e sustentação de software, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal.
  • Portaria SGD/ME Nº 6.432, DE DE 15 DE JUNHO DE 2021  Estabelece modelo de contratação de serviços de operação de infraestrutura e atendimento a usuários de Tecnologia da Informação e Comunicação, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal.
  • Instrução Normativa SEGES /ME Nº 65, DE 7 DE JULHO DE 2021 Dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
  • Instrução Normativa 73/2020, DE 5 DE AGOSTO DE 2020 Dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

registrado em: